Quero ser voluntário na Pastoral da Criança

A preocupação com a cidadania e consequentemente com o outro, vem despertando sempre mais uma consciência social para o voluntariado. A construção de um mundo justo e fraterno, depende em primeiro lugar de nós mesmos, mas é preciso agir também. E há muitas coisas a fazer, uma delas, é colocar-se a serviço do próximo como voluntário.

O voluntariado é a base do trabalho realizado pela Pastoral da Criança. Cada um faz a sua parte em prol do bem comum. Os voluntários propagam diariamente fé e vida entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas, em milhares de comunidades em todo o Brasil.

Onde a Pastoral da Criança atua?

A atuação da Pastoral da Criança acontece nas comunidades com crianças menores de seis anos, principalmente aquelas, cujas famílias precisam de mais orientação nas áreas da saúde, educação, nutrição e cidadania.

A quem devo procurar para contribuir com a Pastoral da Criança?

Para se tornar um voluntário, procure o coordenador da paróquia mais próxima de você. Também pode fazer contato através do fale conosco

Como posso atuar na Pastoral da Criança?

A atuação voluntária na Pastoral da Criança pode ser realizada de diversas formas, dependendo da sua vontade e disponibilidade de tempo. Você pode atuar como:

Voluntários capacitados:

 Líder

lider

Quem é? É o principal voluntário da Pastoral da Criança, que leva orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania às famílias que acompanha.

O que preciso? Para ser líder é necessário passar por uma capacitação do Guia do Líder, material que será usado durante todo o seu trabalho. A capacitação tem uma duração mínima de 37:30 horas e acontece em 15 etapas, tendo cada etapa uma tendo duração mínima de 1:30 horas. Essa capacitação acontece na comunidade, uma ou duas vezes por semana, dependendo da disponibilidade do candidato e da  pessoa que está capacitando.

Quanto tempo preciso dedicar? Aproximadamente 24 horas por mês.

O que vou fazer? O líder precisa de disponibilidade para desenvolver três atividades durante o mês, quais sejam: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

 

brinquedistaBrinquedista

Quem é? Voluntário que promove a ação brinquedos e brincadeiras na comunidade. Também prepara e orienta os brincadores para atuar no dia da Celebração da Vida.

O que preciso? Precisa ser capacitado no Guia do Líder e passar por uma capacitação de Brinquedos e Brincadeiras que tem duração de 14:00 horas.

O que faz? Capacita e acompanha os brincadores nas atividades do dia da Celebração da Vida e em outros momentos com as crianças, como nas Ruas do Brincar.

 

brincadorQuem é? Voluntário preparado para brincar com as crianças.

O que faz? Atua no dia da Celebração da Vida ou outro momento que surgir na comunidade.

O que preciso? Receber orientação dos brinquedistas e conhecer o material de Brinquedos e Brincadeiras

 

 

articuladorArticulador em Saúde

Quem é? Voluntário que faz a articulação junto ao Conselho Municipal de Saúde com a missão de prevenir a mortalidade infantil e melhorar o acesso aos serviços de saúde.

O que preciso? Ser capacitado nessa ação.

O que faz? Participa das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, visita as Unidades Básicas de Saúde e faz estudo das mortes das crianças menores de um ano no município, que são acompanhadas ou não pela Pastoral da Criança.

 

   

capacitadorCapacitador

Quem é? Voluntário que capacita os líderes e outras pessoas da equipe de coordenação.

O que faz? Capacita os líderes no Guia do Líder ou em outras ações da Pastoral da Criança.

O que preciso? Firmar um compromisso de realizar no mínimo 04 capacitações do tema em que foi capacitado.

Multiplicador

Quem é? Voluntário que capacita os capacitadores

O que faz? É responsável pelas capacitações de líderes e capacitadores. A carga horaria depende de cada ação.

O que preciso? Firmar um compromisso de realizar no mínimo 04 capacitações do tema em que foi capacitado.

 

 

Outros voluntários

apoioQuem é? É o voluntário que ajuda as ações do líder na comunidade ou nas ações das coordenações

O que faz? Auxilia em diversas ações, podendo ser na comunidade, no dia da Celebração da Vida, e nas instâncias de coordenação, ajudando na área administrativa, fazendo parte do Conselho Econômico, representando a Pastoral nos conselhos de políticas pública.

O que preciso? Disponibilidade ajudar quando for solicitado pela equipe de coordenação.

 

comunicadoresQuem é? Voluntário que utiliza os meios de comunicação popular para divulgar a Pastoral da Criança

O que faz? Produz material de divulgação das ações e notícias das comunidades onde atuam no blog Espaço das Comunidades. Os registros também são utilizados para compor o "banco de histórias" da Pastoral da Criança. Essas histórias são divulgadas no site, de acordo com o tema semanal, na seção "como a Pastoral faz".

O que preciso? Conhecer as ações da Pastoral da Criança e receber orientação de como utilizar seus meios de comunicação.

 

 MG 8469Quem é? Voluntário com facilidade em informática.

O que faz? Auxilia os líderes a usar o programa que calcula o IMC no dia em que for realizado o acompanhamento nutricional com as crianças.

O que preciso? Deverá fazer parte da equipe da paróquia, conhecer informática, ter um notebook disponível para este momento.

 

{slider= palestrantePalestrantes}

palestranteQuem é? Médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais da área de saúde e desenvolvimento infantil.

O que faz? Participa no dia da Celebração da Vida ou nos dias de roda de conversa, ministrando palestras para os líderes e famílias acompanhadas e outras pessoas da comunidade.

O que preciso? Material sobre o assunto a ser tratado

 

 

Em caso de dúvidas, fale conosco.