A Unilever, por meio de sua marca de purificadores de água, Pureit, faz doação nesta semana de cerca de 400 unidades do produto para comunidades devastadas por enchentes na cidade de Brasileia, município localizado no sul do estado do Acre. A ação faz parte de uma campanha nacional, lançada no ano passado, da Unilever em parceria com a Pastoral da Criança pelo acesso à água segura. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de um milhão de famílias brasileiras e conscientizar para os riscos de doenças causadas pela água contaminada e a mortalidade na infância.

 

Brasileia está localizada às margens do Rio Acre e, em fevereiro deste ano, foi totalmente alagada, trazendo prejuízos para 95% da população. A maioria das famílias já está voltando para suas antigas residências ou alugando novas casas, mas continuam com acesso restrito a água potável. "A Unilever tem como missão social orientar as pessoas a tomar iniciativas para melhorar a saúde e bem-estar em seu entorno. Nosso objetivo com essa ação é levar água limpa e segura, além de transmitir mensagens sobre a importância de utilizar água pura no dia a dia", explica Elvys Nunes, coordenador da marca Pureit

 

Um país que ainda carece de água segura

Apesar de possuir 15% de toda a água doce do mundo, o Brasil ainda sofre com a carência de água tratada e potável para o consumo. Mais de 14 milhões de pessoas não têm acesso a redes de distribuição de água no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 28 mil pessoas morrem por ano no Brasil de doenças provocadas por água contaminada. São mais de 15 mil pessoas que morrem por ano em decorrência de diarreia.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ainda mostram que nos cerca de 2 mil municípios do país com altas taxas de mortalidade infantil, 74% da população vivem sem água encanada e esgoto tratado. "A poluição das águas e a falta de acesso ao saneamento adequado causa milhares de mortes todos os anos, a maioria delas crianças com menos de cinco anos. "Água limpa é um direito de todos, promove a saúde e evita gastos públicos e privados com tratamento de doenças. A oferta de serviços de saneamento - abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo - salva vidas", afirma Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

 

Veja também:

Entrevista do Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, sobre a importância da água limpa

Download Name Play Size Duration
download entrevista clovis filtros
2.3 MB 2:31 min