O Ministério da Saúde inaugura nesta quarta-feira (18 de julho) em Porto Príncipe, capital do Haiti, o “Espaço de Saúde Zilda Arns”, em homenagem à médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, que morreu no terremoto que atingiu aquele país caribenho em janeiro de 2010.

 

 

 

 O espaço vem abrigando as reuniões das equipes técnicas do Ministério da Saúde, da Fiocruz e das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que atuam permanentemente no país. As atividades fazem parte da cooperação em saúde firmada entre os governos do Brasil, do Haiti e de Cuba que promove diversas ações no sentido de fortalecer o sistema de saúde haitiano.

 

Como convidados do Ministério da Saúde, o coordenador da Pastoral da Criança Internacional Nelson Arns Neumann e a missionária irmã Rosangela Altoé participam da solenidade de inauguração do Espaço de Saúde Zilda Arns, em Porto Príncipe. Também acompanham as ações da Pastoral da Criança que, a partir da implantação de um projeto piloto em Fort-Liberté em 2010, vem crescendo e ampliando o número de gestantes, crianças e famílias acompanhadas no Haiti.


Leia sobre a inauguração do Espaço de Saúde Zilda Arns no Portal da Saúde

 

cartazDocumentário discute a importância dos primeiros anos de vida

Reconhecer as potencialidades e necessidades das crianças em seus primeiros anos de desenvolvimento. Discutir essas questões é a proposta do documentário "O Começo da Vida", que será lançado nessa quinta-feira, 5 de maio, com exibição gratuita até o dia 8 de maio, em todos os cinemas onde o longa será exibido. Dirigida por Estella Renner – também responsável por títulos como “Criança, a Alma do Negócio” e “Muito Além do Peso” - o filme é produzido pela Maria Farinha Filmes, e apresentado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana, e pelo UNICEF.

Leia Mais