irmavera_189"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos." já diz uma frase bem conhecida.

          Como é bom poder chegar até vocês para dizer-lhes da minha alegria  em celebrar com vocês o mês vocacional. Vocação é uma iniciativa de Deus que nos chama para seguirmos Jesus Cristo e nos consagra  sempre para uma missão, pois Ele mesmo é o missionário  que cuida de cada um dos seus filhos com um carinho todo especial. E quem não sente isso todos os dias em sua vida?

          Se olharmos o Evangelho, vemos que Jesus cumpriu a sua missão por amor. Espelhando-nos Nele somos chamados a sair de nós mesmos, como expressão do amor que nos ama para continuarmos sendo Igreja discípula, missionária e profética, como nos pedem as Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB do Brasil.

          Deus nos chama  à missão, de modo muito gratuito; recompensa a cada um e recompensa a todos pela resposta que Ele mesmo, por meio de seu Espírito, nos permite dar. Ele mesmo nos chama à vida, nos fortalece na fé, nos anima a viver em comunidade e nos impulsiona para a missão para sermos fermento, sal e luz em meio à sociedade na qual vivemos.

          Estava pensando que, para cada pessoa, Deus tem uma maneira toda especial de  chamar. No Evangelho de Marcos, Jesus caminha às margens do Mar da Galiléia, vê os discípulos lançando as redes ao mar e os convida a segui-lo. O importante é que Jesus os chama pelo nome: Simão, Tiago, João e André. Em outros lugares, conta como foi o chamado de outras pessoas para serem discípulos e discípulas. A umas, Jesus chamou direto. A outras, através de algum amigo. A outras através de João Batista. E assim por diante. E você, se recorda como, quando, onde e o que respondeu quando o Senhor o/a chamou para entrar na Pastoral da Criança? É bom nesse momento fazer memória desse chamado! Gostaria de estar presente  para apreciar a riqueza dessa linda e profunda reflexão.

          É importante não perdermos de vista que o chamado que Deus nos faz é de Graça. Não custa nada. Mas acolher o chamado exige uma resposta e um compromisso pessoal. Penso que é isso que fazemos na Pastoral da Criança. Cada dia somos desafiados a responder a esse chamado. Como nos diz o canto "Tenho medo de não perceber, de fingir que não escutei, tenho medo de ouvir teu chamado, virar de outro lado e fingir que eu não sei”.

          O chamado e a missão formam um único caminho que só pode ser vivenciado na comunhão com Cristo e com a Igreja, pois é Ele mesmo que continua saindo ao encontro das pessoas, cuidando delas, chamando, formando  cada um que tem essa bela e nobre missão de continuar salvando vidas.

          Como nos diz a oração do líder da Pastoral da Criança: "Eis-me aqui Senhor, pois me chamaste para realizar o árduo, mas belo serviço de líder comunitário da Pastoral da Criança na Igreja, nas comunidades, nas famílias junto a quem mais precisa de atenção, amor, carinho, acolhida e gosto pela vida".

          Agradeço a Deus por todos vocês que acolhem e respondem com fé e prontidão o chamado de Deus em suas vidas. Que beleza de testemunho!

          Enfim, quero dizer a cada um de vocês, líderes, coordenações, familiares e pessoas que com carinho apoiam a Pastoral da Criança, para que nunca se cansem de agradecer a Deus a primeira e mais bela vocação à qual cada um foi chamado, que é a vida. Precisamos cuidar com muito carinho, pois ela é um dom precioso de Deus.

          Parabéns a vocês! Que Deus no seu infinito amor continue derramando graças em suas vidas para continuar com paixão a missão que lhes foi confiada.

          Com carinho e minha gratidão.

Irmã Vera Lúcia Altoé

Congregacão Imaculada Conceição de Castres - CIC • Irmãs Azuis

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida