O Dia 28 de maio é um dia especialmente importante para as mulheres. A data marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Esta mobilização teve início no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no dia 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.

Já em 1988, aconteceu a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. Após essas manifestações, o governo brasileiro, através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, instituiu o dia 28 de maio como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Maternidade Segura

Participe você também dessa campanha nacional em prol dos direitos das mulheres à saúde e à maternidade segura. Cada município organiza ações de acordo com sua realidade. Normalmente são atividades que vão desde seminários, oficinas, rodas de conversas e debates até a organização de marchas com reivindicações e distribuição de materiais relacionados ao tema. Informe-se em seu município o que está sendo preparado para este dia e participe. Colabore você também para que o "sonho da maternidade" não se transforme em um pesadelo ou em uma morte que poderia ter sido evitada.

 


Mais recentes - Gestação