conselho medicina

Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança participou hoje, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, da reunião da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira. Representantes do Ministério da Saúde também estiveram presentes.

Durante a reunião, segundo Dr. Nelson, o Ministério da Saúde informou que os índios Yanomami estão com graves problemas de saúde, incluindo surto de bicho de pé (Tunga penetrans). "O Ministério da Saúde nos procurou porque a situação é bem séria e crianças estão perdendo os dedos por causa da infestação de bicho de pé. Vamos unir esforços e trabalhar juntos pelos índios", ressalta ele.

A Comissão de Integração de Médicos de Fronteira tem como objetivo: "Garantir aos povos indígenas o acesso à atenção integral à saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, contemplando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política de modo a favorecer a superação dos fatores que tornam essa população mais vulnerável aos agravos à  saúde de maior magnitude e transcendência entre os brasileiros, reconhecendo a eficácia de sua medicina e o direito desses povos à sua cultura."
 
Saiba mais em: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27398:2018-01-24-14-00-37&catid=3


Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*