foto entrevista

Foto: Marcello Caldin e Malgorzata Replinska

O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas em todo o mundo. Por isso, neste dia, a Pastoral da Criança aproveita para homenagear essas mulheres tão importantes na formação das crianças. Sabe-se que não é fácil cuidar dos filhos hoje em dia. Muitas mães trabalham fora e milhares de outras sofrem com a falta de recursos para criarem seus filhos com a dignidade que merecem. Mesmo assim, é grande o amor, a coragem, a vontade de lutar e de vencer.

Para falar sobre a missão das mães, a Pastoral da Criança traz depoimentos de algumas de suas colaboradoras nas comunidades: Ana Peruchi Milanez, coordenadora da Pastoral da Criança do núcleo Leste de Santa Catarina; Assunta Maria Rodrigues, coordenadora da do núcleo Oeste do mesmo estado; Ana Caetano Pinto, coordenadora diocesana em Ponta Grossa (PR); Marta Almeida da Silva Viana, coordenadora diocesana em Itaguaí (RJ); Célia Cristina Cordeiro, coordenadora em Limeira (SP); e Ir. Maria da Conceição de Jesus, coordenadora em Formosa (GO).

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
11283 - 02/05/2016 - Dia das Mães


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Qual é o ensinamento mais valioso que uma mãe pode proporcionar ao filho?

1283 dia das maes entrevistadas

Coordenadoras da Pastoral da Criança, primeira fileira da esquerda para a direita: Ana Caetano, Ana Peruchi e Assunta Rodrigues. Na segunda fileira: Celia Cordeiro, Ir. Maria Jesus e Marta Almeida.

Ana Peruchi: O que eu percebo é que, se a mãe investir pesado na educação e na formação do seu filho – não esquecendo, em paralelo a isso, os valores que valem para uma vida toda – ela já está fazendo o maior ato de amor que uma mãe pode fazer pelo seu filho.

Na sua opinião, quais são os principais desafios que as mães enfrentam hoje?

Assunta Maria: Acho que as mães têm o compromisso de administrar o seu tempo com os filhos, porque elas não precisam ficar sempre junto com eles. Mas, aproveitar bem o tempo que elas têm disponível, para orientá-los e ensinar-lhes os valores, que são o amor, a humildade, o respeito com os seus pais.

Como a Pastoral da Criança acompanha as mães nas comunidades?

Ir. Conceição: A Pastoral da Criança dá preferência ao acompanhamento das mães gestantes e, também, das crianças até a idade de seis anos. Encontrando as gestantes, os líderes visitam essas mães todos os meses, sendo que a primeira visita vai fazer o cadastramento das mães e crianças, convidando para a Celebração da Vida, que é uma vez por mês, também. E, depois, avaliando esse trabalho que é feito nas comunidades, nas famílias.

Leia a entrevista na íntegra: 1283 - Entrevista - Dia das Mães (.PDF)