cidadania192A Pastoral da Criança, desde 2008, desenvolve ações para marcar o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, comemorado dia 20 de novembro. No Brasil, as mais de 33 mil comunidades que contam com a Pastoral da Criança, realizam atividades com crianças e seus responsáveis, rezam a Oração pela Criança com as famílias e buscam reduzir a violência, a pobreza e construir a paz.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi instituído pela Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) e a data -  20 de novembro -  foi escolhida por ser o Dia Internacional da Infância e, também, da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Na semana do dia 20 de novembro, convidamos as comunidades para realizar atividades inter-religiosas e brincadeiras nas praças, escolas, murais, rádios e jornais, para a divulgação Dia de Oração e Ação pela Criança.

“O Dia de Oração e Ação pela Criança é o encontro de toda a comunidade para celebrar um dia de graça e nos lembrar da importância da criança na vida da comunidade, na família e em toda a sociedade. Nessa data tão especial, somos inspirados a fazer uma tarde celebrativa, para comemorar com muita graça o dom de vida das nossas crianças. Que juntos possamos nos reunir, celebrar e orar”, lembra a Irmã Irma Rodrigues da Silva, voluntária da Pastoral da Criança desde 1986.

Gesto concreto

Dra. Zilda

"Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida e amada."

Papa Francisco

"É certo que esse diálogo fará ressaltar como são diferentes as nossas crenças, tradições e práticas. Mas, se formos honestos ao apresentar as nossas convicções, seremos capazes de ver mais claramente aquilo que temos em comum e abrir-se-ão novos caminhos para a mútua estima e cooperação e, seguramente, para a amizade."

As coordenações receberam o Dicas nº 50, de outubro de 2011. O texto está disponível na página da Pastoral da Criança na internet. O Dicas é um ótimo instrumento para ajudar as comunidades na elaboração do roteiro de atividades para a semana do dia 20 de novembro. Sugerimos a ação brinquedos e brincadeiras. Visto que, assim como a criança precisa de amor, de alimento, de cuidados com sua saúde e higiene, ela também precisa brincar. Outra proposta é envolver os jovens da comunidade e também de outras Igrejas ou religiões nesse dia. Eles podem ajudar os brinquedistas, incentivar as crianças a brincarem ao ar livre, realizar oficinas de brinquedos, de leitura e jogos.

Líder, sabemos que a violência existe nas famílias pobres e ricas. Nas comunidades a falta de trabalho para os pais, as drogas, as bebidas alcoólicas e a baixa oferta de oportunidades positivas para as crianças e jovens podem contribuir para a violência. Aproveite esse dia para discutir este assunto. Reúna as outras entidades e tradições religiosas, faça debates sobre os problemas que as crianças enfrentam e como, todos juntos, podem colaborar com pelo menos uma ação de construção da paz nas famílias e na comunidades.

Oração pela Criança

Dia 20 de novembro é o Dia de Oração e Ação pela Criança. Vamos reunir as famílias de nossa comunidade e rezar juntos essa oração.

Saiba mais sobre o dia de oração e Ação pela criança

feevida_oracao

 PDF do cartão da Oração pela criança

Esse texto foi publicado pela primeira vez na seção Cidadania do Jornal 192. Sendo de autoria do Clóvis Boufleur.

 

16ods16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Os líderes da Pastoral da Criança, ao conversarem com as famílias acompanhadas sobre temas como: educação das crianças, violência, saúde e cidadania e também, lerem sobre os 10 Mandamentos para a Paz na Família, organizarem Rodas de Conversa, a Celebração da Vida, Ruas do Brincar e demais ações que envolvam a comunidade e a levem a refletir sobre a infância, estão construindo um mundo mais justo e fraterno para as nossas crianças e contribuindo para o 16º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, proposto pela ONU.