Índice de Artigos

Com cuidados simples, é possível prevenir a desidratação

Sabemos que o nosso corpo é constituído de 70 a 80% de água e quando esse índice começa a baixar, ficamos doentes. A desidratação pode ser prevenida com cuidados simples: melhor hidratação, especialmente no verão; higiene no preparo dos alimentos, o que diminui a contaminação alimentar que pode provocar vômitos e diarreia; e o controle de doenças que aumentam a frequência com que a pessoa urina, como o diabetes.

As crianças são mais vulneráveis à desidratação. Por isso, a família tem que ficar atenta e seguir algumas orientações que ajudam a prevenir a desidratação, como o aleitamento materno, o soro caseiro e continuar alimentando normalmente a criança que está com diarreia.

hidratacao tomando água Zsuzsanna KilianAlém de manter a criança sempre bem hidratada, é preciso prestar atenção à qualidade da água. Ela tem que ser adequada para o consumo, se não pode virar também fonte de doenças. Anote: ter acesso a água tratada e de qualidade é um direito de todos.

Desidratação pode levar à morte

A desidratação é uma doença que, se não tratada no tempo correto, pode ser grave e levar à morte. Ela se caracteriza pela baixa concentração de água e também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de prejudicar o funcionamento normal de alguns órgãos. A desidratação também pode ocorrer após casos de diarreias agudas, afetando pessoas de todas as idades, especialmente crianças (recém-nascidos) e idosos.

Saiba mais: Diarreia e desidratação no bebê

Ocorre quando a água eliminada pelo organismo através de respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não é reposta adequadamente. Pode acontecer também quando a ingestão de líquidos não é suficiente nos casos de vômitos, diarreias e febres.

Foto: Zsuzsanna Kilian

selo guia do lider1

Diarreia e desidratação

Remédio só deve ser dado com receita médica. Remédio para diarreia, em geral, só é receitado quando as fezes da criança têm sangue, catarro ou muco.

A diarreia é uma doença que pode ser causada por micróbios que contaminam a água, alimentos, vasilhas, as mãos das pessoas e as coisas que elas usam para preparar os alimentos. Moscas, baratas, ratos, entre outros bichos, trazem os micróbios do lixo para dentro de casa.

bebe soro caseiroA diarreia se espalha mais facilmente em locais onde o saneamento básico é ineficiente: não se encontra água limpa, o lixo fica em local inadequado ou falta fossa e latrina (vaso sanitário). Quando o bebê passa a receber outros alimentos, a levar objetos à boca e a se movimentar no chão tem mais chances de ter diarreia.

Quando o bebê tem diarreia é normal que seu apetite diminua. Contudo, deve-se continuar oferecendo a alimentação normal. Os temperos e o azeite devem ser mantidos. A papa de arroz é um bom alimento para crianças com diarreia.

Ao vomitar ou ter diarreia, o bebê perde líquido e sais minerais do seu corpo, podendo ficar desidratado. Para prevenir a desidratação é preciso repor o que foi perdido. Isso é feito oferecendo mais líquidos e também soro caseiro ou de pacote, várias vezes ao dia e sempre em pequena quantidade. O soro deve ser oferecido logo depois do primeiro cocô líquido.

Se o bebê vomita o soro logo após ter tomado, não está repondo o que perdeu. Assim, é preciso que seja levado ao hospital o mais rápido possível.

Bebês que não mamam no peito têm mais diarreias graves e morrem mais facilmente por desidratação e pneumonia. A família precisa ter mais cuidado com o bebê que não está mamando no peito.

Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)


menino-bebendo-agua-Benjamin-EarwickerPrevenção

Para evitar os casos de desidratação é importante beber bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes. Verifique se crianças e idosos estão tomando a quantidade de líquidos necessária para manter a boa hidratação do organismo. Nos dias quentes é bom usar roupas leves e evitar a exposição direto ao sol e nem praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia. Para evitar os casos de diarreias e infecções, é importante lavar bem as mãos antes das refeições e depois de ter usado o banheiro e também se certificar de que os alimentos que são ingeridos crus foram corretamente limpos e preparados.

Tratamento

SAIBA MAIS

Cuidados com a saúde no verão

Lavar as mãos ajuda a prevenir doenças

O leite materno é o recurso ideal para o tratamento de desidratação nos primeiros seis meses de vida da criança. Após os seis meses, beber água limpa e o soro caseiro em goles pequenos e intervalos curtos. É importante também manter a pessoa em ambiente com temperatura amena para evitar a perda de água pelo suor.

O soro caseiro não corta a diarreia, apenas repõe o líquido perdido nas fezes e vômitos.

Foto: Benjamin Earwicker

 


Entrevista com Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Você sabe porque a água é tão importante para o nosso corpo? Quais são as funções da água no corpo humano? Porque ela é indispensável?

Água é fonte da vida e todos os seres vivos, indistintamente, dependem dela para viver. Para entender melhor a importância da hidratação, vamos entrevistar a Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Regina, o que é hidratação?

A hidratação é reposição de água no organismo, mantendo a sua composição corporal.

Porque a água, a hidratação, é tão necessária?

 regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Sem a água, não há vida, ela é parte essencial de todos os processos metabólicos vitais para o organismo, exemplo: produção de energia, aproveitamento dos nutrientes dos alimentos que ingerimos, circulação do sangue, manutenção da temperatura corporal, um bom funcionamento dos rins e dos intestinos.

Quem podem sofrer mais com a falta do consumo de água?

Os idosos, grávidas, crianças, os adolescentes, desportistas e doentes.

De que maneira nós perdemos água em nosso organismo?

Pela urina ela é secretada pelos rins. É o principal mecanismo pelo qual o corpo mantém um equilíbrio entre a ingestão e a eliminação de água. Outra maneira é pela eliminação nas fezes, esta perda torna-se grave em caso de diarreia intensa, que pode levar a uma desidratação grave, se não for tratada rapidamente. Perdas insensíveis são aquelas que não podemos sentir, acontece através da respiração e através da pele, pela sudorese e pelo suor. É através do suor que conseguimos baixar a temperatura corporal em climas muito quentes.

O que é a desidratação?

A desidratação resulta da eliminação de água e sais minerais do organismo. É o que acontece quando há grandes perdas de líquido no corpo e quando essas perdas de água não são repostas.

Quais são as principais causas da desidratação?

A desidratação pode ser causada por muita perda de água, pela ingestão insuficiente de água, fluídos ou ambos. Vomito e diarreia são causas muito comuns para a perda de água.

SAIBA MAIS

Cuidados com a saúde no verão

Estudo confirma relação entre saneamento básico precário e diarreias

Quais são os sinais  e as principais consequências da  desidratação?

Sede, cansaço mental e corporal, sensação do aumento da temperatura corporal, vertigens e torturas, dores de cabeças, náuseas ou vômitos, alterações visuais e auditivas.

A desidratação provoca cansaço, dores de cabeças, dificuldades de concentração, mal estar geral, pode igualmente efetuar de forma significativa funções físicas e mentais, e é um fator de risco pra certas doenças e pode causar o envelhecimento precoce.

Que outras doenças aparecem pela falta de água?

A desidratação contribui para o aparecimento de doenças, como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca e artrite reumatoide, dores lombares, dor no peito, pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol no sangue, e tantas outras doenças.

Qual a importância do soro caseiro?

Como sabemos, o soro é feito com água, sal e açúcar. O sal ajuda a manter a água retida no organismo e o açúcar ajuda a repor as reservas de carboidratos.

Regina, qual é a quantidade de água que nós devemos tomar por dia?

Beba cerca de um litro e meio à dois litros de líquidos por dia, beba pequenas quantidades de cada vez, e frequentemente, ao longo do dia, esteja atento aos sinais associados a desidratação: sede, urina de cor intensa e com cheiro, cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória.

Além da água potável, que outros líquidos ajudam na hidratação?

Dê sempre preferência à água, mas você pode tomar outras bebidas, como leite, sucos, chás, água de coco, e de alimentos ricos de água, sopas, saladas e frutas. Frutas frescas e vegetais podem ser tão boas fontes de hidratação quanto um copo de água.

Qual é a importância da hidratação durante a gestação e aleitamento materno?

Mulheres grávidas devem aumentar o consumo de água, tanto para suprir as perdas diárias, através da urina, das fezes, da respiração e do suor, como para atender as necessidades do organismo, que estão aumentadas nesta fase para suprir a circulação fetal, o líquido amniótico, a elevação do volume sanguíneo. O aumento da ingestão de água na gestação, também assegura que a mãe possua reservas suficientes para tolerar as perdas de sangue durante o parto e ajuda na constipação, que é frequente na gestação, pela redução do funcionamento do intestino. Na amamentação, o consumo de água também deve ser aumentado.'

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Programa de Rádio 1163 - 06/01/2014 - Desidratação

 

 


colher-do-soro-caseiro-da-pastoral-da-crianca

Água: fonte de vida e saúde!

O Brasil é um país tão rico onde infelizmente ainda vivem milhões de pessoas em estado de grande miséria. Nas áreas pobres do país, nos grandes bolsões de pobreza, segundo o UNICEF, a cada 100 mil crianças menores de cinco anos morre por causas que poderiam ser facilmente prevenidas.

A diarreia ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS).  A desidratação pode levar à morte devido a perda de água, sais minerais e potássio. Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarreia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral. O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em adultos e crianças.

O Soro Caseiro na Pastoral da Criança

No início da Pastoral da Criança, a desnutrição, a fome e a desidratação eram as principais causas de mortes infantis. Para reverter esse quadro, a Pastoral da Criança adotou o uso do Soro Caseiro e dos sais de reidratação oral.

SAIBA MAIS

Cuidados com a saúde no verão

Açúcar, sal e alguma coisa a mais

O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. O soro deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada, é muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no Soro Caseiro. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los a oferecer o soro sempre e em pequenas quantidades, observando os sinais de melhora.

Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes, acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos demais 21 países em que a Pastoral da Criança atua.

como-preparar-o-soro-caseiro-da-pastoral-da-crianca

Colher-medida do Soro Caseiro

A colher-medida do Soro Caseiro, adotada pela Pastoral da Criança, é plástica, com as medidas exatas de sal e açúcar, que devem ser adicionadas a um copo de 200ml de água limpa.

O preparo do Soro Caseiro leva duas medidas de açúcar e uma de sal.

{youtube}http://www.youtube.com/watch?v=7I1Uh2qxVRU{/youtube}

Importante: o soro deve ser oferecido com colher ou no copo, e a quantidade feita deve ser tomada dentro de 24 horas. Se for necessário tomar soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

 


Papa Francisco

"Nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo com o bem"

Dra. Zilda Arns Neumann

dra-zilda-fazendo-o-soro-caseiroÁgua é vida,  água é tão importante que o soro caseiro que se faz com água sal e açucar é considerado o maior avanço da medicina do século passado de tantas vidas que salvou no mundo inteiro mas a água está ficando cada vez mais escassa ela é um tesouro que se a gente não cuidar a gentes está matando o futuro. E nós temos que cuidar muito que as crianças desde cedo e as famílias respeitem a agua, não jogar agua fora, até quando escova dente quando toma banho e cuidar disso ai nas regiões seca quanto valor se da a agua. E a gente deve pensar que isso pode se tornar muito mais grave ainda se nós continuarmos não cuidando das nossas fontes de água e da nossa maneira de utilizar a agua e o desperdício.

SAIBA MAIS

Cuidados com a saúde no Verão

Açúcar, sal e alguma coisa a mais

{audio socialshare:no}Dra. Zilda - água|/images/temas/desidratacao/zilda-agua.mp3{/audio}

Líderes e crianças divulgam Soro Caseiro em escola na cidade de Vera (MT)

menina preparando o soro caseiro em vera no mato grossoNo município de Vera (MT), a Pastoral da Criança, juntamente com líderes mirins, fazem o trabalho de orientação sobre soro caseiro, alimentação saudável e outras ações. Duas das líderes mirins foram até a pré-escola “A Cinderela”, ensinando para os alunos infantis como fazer o soro caseiro, o seu benefício e informando porquê faz tão bem para as crianças e para os adultos. “Os alunos adoraram! Todos tomaram o soro caseiro”, relata Mirian Elizete Martins de Oliveira, coordenadora do ramo. Após uma apresentação, os líderes mirins distribuíram colheres das medidas para os alunos. “Alguns fizeram o soro para os irmãozinhos em casa. Outros, para os pais”, informou a professora  da turma.

Para Mirian, é um alegria ver as crianças tão envolvidas com as atividades da Pastoral da Criança, “isso me deixou gratificada, por saber que nosso trabalho está dando o resultado positivo! Iremos continuar com este trabalho em outras escolas e creches”.

 Mais notícias do estado do Mato Grosso

legenda: crianças do município de Vera (MT) aprendem a fazer o soro caseiro.

Mais recentes - Criança