cidadania192A Pastoral da Criança, desde 2008, desenvolve ações para marcar o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, dia 20 de novembro. No Brasil, as mais de 36 mil comunidades com Pastoral da Criança realizam atividades com crianças e seus responsáveis, rezam a Oração pela Criança com as famílias e alertam para o tema “reduzir a violência, a pobreza e construir a Paz”.

 

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi instituído pela Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) e a data -  20 de novembro -  foi escolhida por ser o Dia Internacional da Infância e, também, da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Na semana do dia 20 de novembro, convidamos as comunidades para realizar atividades inter-religiosas, brincadeiras nas praças e divulgação do dia 20 de novembro nas escolas, murais, rádios e jornais.

Gesto concreto

As coordenações receberam o Dicas nº 50, de outubro de 2011. O texto está disponível na página da Pastoral da Criança na internet. O Dicas é um ótimo instrumento para ajudar as comunidades na elaboração do roteiro de atividades para a semana do dia 20 de novembro. Sugerimos a ação brinquedos e brincadeiras. Assim como a criança precisa de amor, de alimento, de cuidados com sua saúde e higiene, ela também precisa brincar. Outra proposta é envolver os jovens da comunidade e também de outras Igrejas ou religiões nesse dia. Eles podem ajudar os brinquedistas, incentivar as crianças a brincarem ao ar livre, realizar oficinas de brinquedos, de leitura e jogos.

Os comunicadores populares também podem ajudar nas atividades. O teatro popular pode alegrar o dia e também trazer a discussão sobre o problema da violência nas comunidades.

Líder, sabemos que a violência existe nas famílias pobres e ricas. Nas comunidades a falta de trabalho para os pais, as drogas, as bebidas alcoólicas e a baixa oferta de oportunidades positivas para as crianças e jovens podem contribuir para a violência. Aproveite esse dia para discutir este assunto. Reúna as outras entidades e tradições religiosas, faça debates sobre os problemas que as crianças enfrentam e como, todos juntos, podem colaborar com pelo menos uma ação de construção da paz nas famílias e na comunidades.

A Dra. Zilda Arns Neumann apoiava o Dia de Oração e Ação pela Criança. Em 2009, ela falou “nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida e amada”. Vamos fazer a nossa parte? Contamos com você!

Oração pela Criança

Dia 20 de novembro é o Dia de Oração e Ação pela Criança. Vamos reunir as famílias de nossa comunidade e rezar juntos essa oração.

Saiba mais sobre o dia de oração e Ação pela criança

 

feevida_oracao

 

PDF do cartão da Oração pela criança

 

Clóvis Boufleur • Gestor de Relações Institucionais.