20º CÍRCULO

TODA CRIANÇA É SINAL DA PRESENÇA DE DEUS

 

Nasceu um filho para Noemi

Rute 4,9-17

 

Acolhida

 

  • Canto Inicial
  • Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
  • Invocar a luz dos Espírito Santo.
  • Breve memória do encontro anterior.

 

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

"Uma jovem, chamada Maria, engravidou do seu noivo, a quem muito amava, e este, ao tomar conhecimento do fato, aconselhou-a abortar, prometendo casamento depois. Maria, corajosamente, não aceitou o conselho e teve sua criança enfrentando grandes dificuldades, mas vibrando de amor e alegria desde a gestação. Ela foi acompanhada pela Pastoral da Criança, recebia a visita da líder, participava dos encontros na comunidade e passava para todos muita alegria, que contagiava amigos, parentes e todos da comunidade. Depois do nascimento da menina, a participação continuou e a sua felicidade superava sua desilusão.

Maria, com sua filhinha Ana Beatriz e uma parenta, mudou-se para uma comunidade que estava se formando. A criança fez 3 anos e estava na fase pré-escolar. A Maria e outras mães iniciaram uma escolinha com o objetivo de acompanhar as crianças do bairro. Elas fizeram um bom movimento para que a Prefeitura instalasse uma pré-escola. No dia da inauguração foi uma grande alegria e todos reconheciam o esforço de Maria e sua união com as mães em favor das crianças. A escolinha aconteceu e cresceu com o envolvimento de toda comunidade que crescia também. Este fato foi causa de grandes alegrias, provações e transformações. O objetivo foi alcançado! O local também era usado para as ações da Pastoral da Criança.

A confiança em Deus, a fidelidade a Jesus, o compromisso com a vida, a solidariedade, as ações da Pastoral da Criança, que crescia com a entrada de muitas crianças, transformou a comunidade. Hoje, seus membros continuam lutando para conseguir que sejam respeitados muitos direitos das crianças, pois para muitas ainda não têm escola. Todos continuam lutando e nunca esquecem que tudo começou com a vontade da Maria e de outras mães na luta pelos direitos das crianças.

 

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

2.1. Introdução à leitura do texto: o nascimento de Obed traz esperanças não apenas para sua avó Noemi, que através dele recuperava todas as terras que lhe tinham roubadas, mas traz esperanças para todo o povo de Belém. Durante a leitura vamos prestar atenção nas bênçãos e nos louvores que o povo reza ao longo do episódio.

2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Rute 4,9-17.

2.3. Perguntas para a reflexão:

o De que você mais gostou neste texto? Por quê?

o O filho é de Rute. Mas é também de Noemi. Como o texto explica isto? E o que isto quer nos ensinar?

o Quais as bênçãos e louvores presentes neste texto? Quem as proclama?

o Obed significa servo. Qual o significado deste nome para o momento em que passava o povo? E para nós hoje?

 

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oraçã

Sugestões para a celebração

  • Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Esteja sempre conosco, Senhor!
  • Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 8. As crianças todas entoarão a deus um perfeito hino de louvor!
  • Rezar o Pai-Nosso.

 

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

  • Assumir um compromisso pessoal e comunitário com a saúde de todas as crianças de nosso bairro.
  • Canto Final

Preparar o próximo encontro

  • Em nosso próximo encontro vamos começar o Terceiro Bloco dos Círculos Bíblicos. O tema será "Aprendendo com as Comunidades Cristãs".
  • Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
  • Marcar data e local do próximo encontro.

 

AJUDA PARA O GRUPO

Uma das páginas mais bonitas da Bíblia é a conclusão da história de Noemi e de sua nora Rute. As duas mulheres pobres chegam a Belém para buscar reparar todas as injustiças que Noemi tinha sofrido. A luta por justiça não foi fácil. Mas graças ao amor e à solidariedade de Booz, a justiça aos poucos vai sendo restabelecida. Booz significa "pela força". Temos que usar de todas as nossas forças se quisermos que a justiça triunfe sobre o egoísmo e o medo. Juntos teremos forças! As duas mulheres conseguem recuperar no tribunal as terras de Noemi. Com o casamento de Booz e Rute, o filho deles é a segurança de um herdeiro para Noemi. Desta forma a família de Rute dá segurança para Noemi em sua velhice. O caminho apontando pelo livro de Rute é muito direto: a solidariedade entre os pobres é a garantia de pão, terra e segurança para todos. Justiça e solidariedade são os alicerces do mundo construído dentro dos planos de Deus. O filho de Rute se chama Obed. Esta palavra significa servo. Esta foi a condição de Jesus na construção do Reino que o Pai quer: ser servo de todos, num trabalho contínuo de promoção da vida humana. Esta deve ser também nossa proposta ao assumirmos os trabalhos da Pastoral.

Logo museu da vida horizontal 012

banner2

banner2

educacao etica3

Viva a Vida2

banner rouanet


Oi Visitante, quem é você?