OFCI

Definição

Oficinas de Formação Contínua Integrada (OFCI) são os momentos de formação em que participam todas as pessoas que atuam nas diversas ações da Pastoral - Básicas, Complementares e Opcionais.

Objetivo

Proporcionar, a cada membro da Pastoral da Criança, pelo menos uma vez ao ano, um momento formal de estudo e discussão entre as pessoas que atuam nas diferentes ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança.
Essa discussão deve responder às necessidades sentidas pelos líderes e equipe da comunidade.
Isso permitirá uma renovação e aprofundamento dos conteúdos trabalhados nas capacitações das Ações Básicas, Ações Complementares e Opcionais.

Quando ocorre

Esta oficina pode acontecer a qualquer momento do ano, mas sempre depois que os líderes ( e outras pessoas que atuem na comunidade) tiverem feito a capacitação inicial no Guia do Líder ou e-Guia.

E quem realiza?

Capacitadores e multiplicadores das OFCI que atendam aos seguintes critérios:

Coordenador paroquial

  • Estar com o mandato vigente;
  • Ter feito o e-paroquial ou e-diocesano (básico e complementar)
  • Ter feito e-guia ou e-líder (básico e complementar);

Coordenador Diocesano 

  • Estar com o mandato vigente;
  • Ter feito o e-diocesano (básico e complementar);
  • Ter feito e-guia ou e-líder (básico e complementar);

Coordenador Estadual

  • Estar com o mandato vigente;
  • Ter feito o e-diocesano (básico e complementar);
  • Ter feito e-guia ou e-líder (básico e complementar);

Multiplicadores e capacitadores das ações da Pastoral da Criança

Estes também podem se tornar capacitadores de OFCI, para isso precisam:

  • Ter feito a e-Capacitação completa correspondente à ação que é capacitador ou multiplicador. Por ex.: Quem é capacitador da ação Alimentação e Hortas Caseiras precisa realizar a e-Alimentação.
  • Ter feito a etapa “Oficina de Formação Contínua Integrada” do material e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores.

Multiplicadores de OFCI e das outras ações da Pastoral da Criança

São considerados multiplicadores das OFCI: coordenadores de estado, de núcleo, de diocese e suas equipes que realizaram capacitação o e-Diocesano 2023 e pessoas que participaram da assembleia nacional.  Serão multiplicadores somente enquanto durar seu mandato na Pastoral da Criança.

Todas as pessoas listadas acima, que darão OFCIs, devem:

  • Levantar as necessidades sentidas pelos líderes e equipe da comunidade para serem trabalhadas com eles. Qaundo o capacitador da OFCIs sentir dificuldade para trabalhar alguma necessidade: 
             - pedirá ajuda pelo Correio do aplicativo da pastoral da criança  + gestante;
     
     
           - pedirá ajuda ao capacitador ou multiplicador da ação relativa à necessidade.
  • Realizar a Oficina de Formação Contínua Integrada (OFCI) na comunidade e registrar no sistema de informação, em "Novo Evento". Ver tópico específico sobre esta parte.

O importante é que os temas da Oficina de Formação Contínua Integrada (OFCI) cheguem rapidamente e com qualidade até o Líder e Equipe da Comunidade.

De que maneira

A Oficina de Formação Contínua Integrada ( OFCI) tem por base a realidade das comunidades e as necessidades dos líderes e famílias.
Nela são trabalhadas as dificuldades encontradas e também são celebradas as conquistas conseguidas. Estas OFCIs deverão seguir a metodologia da Pastoral da Criança quando for realizar oficina:

 1) Grupos pequenos (máximo 15 pessoas) para que possa haver discussões e troca de experiências;
 2) Realização das oficinas: virtuais,nas próprias comunidades ou em local bem próximo a elas;
 3) O responsável pela organização da OFCI na comunidade deve garantir que todos os líderes e as outras pessoas da equipe estejam com o e-Guia, o aplicativo pastoral da criança + gestante baixado, e o e-Guia do Líder 2025 estudado, e providenciar também os outros materiais, principalmente os relacionados com as dúvidas e necessidades levantadas por eles;
 4) A carga horária mínina de 2 horas por oficina e a quantidade de temas deve ser compatível com a capacidade de atenção dos lideres e outros membros da equipe da comunidade;
 5) Garantir momento para a oração e fortalecimento da missão da Pastoral da Criança;  

 

Você está aqui: