Sugestão para o 4º encontro

  • Material específico para esse encontro: 

    • Celular ou tablet com o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante
    • Necessários para a Espiritualidade
    • Exemplares da Caderneta da Criança (o Ministério da Saúde tem um modelo de Caderneta da Criança, mas cada município pode ter a sua própria)
    • Outros conforme necessidade

    Sugestão de roteiro:


    • Acolhida

    • Espiritualidade

    • Recapitular, brevemente, o último encontro.

    • Reforço das informações mais importantes de cada etapa
      • Etapa: O bebê até seis meses

    • Esclarecimento de dúvidas do conteúdo da etapa proposta para este encontro: 

    • Etapa: O bebê até seis meses
      • Reforçar a importância do líder observar o bebê e a criança, se eles estão sendo estimulados pela família para que tenham oportunidades e realizem essas conquistas para sua faixa etária. Os IOCs não são um interrogatório para o líder fazer as famílias, e sim, um roteiro para o líder observar e incentivá-la a estimular seus filhos para que tenha um desenvolvimento saudável. Exemplo: Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição? O líder observa na visita se o bebê está sentado com apoio e se fica nessa posição, e caso não, conversa com a família sobre esse estímulo para que ele, a seu tempo, vá aprendendo a ficar nessa posição e convida a família a deixá-lo nesta posição. Assim o líder pode observar com calma e a família aprende a estimulá-lo mais vezes. É importante também que os líderes saibam quais são os marcos de desenvolvimento infantil presentes na caderneta da criança e orientem as famílias também a conhecerem.

      • Reforçar o que o líder deve observar sobre as vacinas:
        Quando o profissional da enfermagem aplica as vacinas nas datas agendadas, sempre anota com caneta na Caderneta de Saúde da Criança: 
        • Data: dia que foi realizada a vacina.
        • Lote: lote da vacina.
        • Local: código da unidade de saúde.
        • Assinatura: assinatura de quem realizou a vacina.
      • Explicar sobre os direitos sociais das crianças.

      • Conversar sobre ambiente favorável ao desenvolvimento. Não há bom desenvolvimento, nem mau, nem ausência de desenvolvimento. O que há, são condições que dificultam as possibilidades de manifestação das diversas formas de desenvolvimento. Por exemplo, uma criança que nasce com Síndrome de Down, vai se desenvolver diferente de uma criança que não tenha essa condição.

      • Explicar os “Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs)” que são nossos indicadores de desenvolvimento infantil.  
      • Chamar atenção para pontos importantes a serem observados na visita ao recém nascido. Reforçar que é fundamental o líder observar a mãe dando de mamar para o bebê e orientar a boa pega.

      • Destacar a importância das vacinas no bebê: observar o esquema de vacinação no menu da criança no aplicativo e orientar o preenchimento das vacinas no app. Lembrar que existem idades em que é Importante:  Lembrar que existem idades em que não há vacina a ser tomada pelas crianças. Se a criança tomou todas as vacinas anteriores, nesses meses, o app não fará a pergunta "A criança está com a vacina completa para sua idade?".


    Em seguida é marcada a lápis a data da próxima dose da vacina.
    Na visita domiciliar o líder vai verificar as datas agendadas para ver se estão em dia. Se não estiverem, orientar a família a procurar o serviço de saúde para atualização do cartão vacinal. 


    Exemplo abaixo: podemos ver que a dose de BCG  e Hepatite B foram administradas corretamente  no dia 01/12/2024 e as primeiras doses de Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 e VIP estão agendadas a lápis para o dia 01/02/2025.

     

    Considere que o líder fez uma visita hoje, dia 20/02/2025, e as vacinas continuam agendadas a lápis para o dia 01/02/2025. O líder deve orientar a família a procurar o serviço de saúde para atualização do cartão vacinal.

No menu da criança tem  a opção de colocar as vacinas que estão em dia:

  • Clique em vacina, após em ‘Editar’.
  • Verifique no cartão da criança a idade e quais as vacinas a criança já recebeu, clique no círculo ao lado do nome da vacina e aṕos marcar todas, clique em Salvar
  • No menu da crianças ‘’Vacinas’’:

    • Em verde ficam as vacinas que a criança já recebeu.
    • Em amarelo as que estão próximas, para orientar o responsável que está próximo da data de receber as vacinas.
    • Em vermelho as que estão atrasadas. Orientar os responsáveis da importância de levar as crianças para receber as vacinas.
    • Verificar os problemas mais comuns na amamentação e compartilhar formas de auxiliar de acordo com o tópico do e-Guia do Líder.

    • Verificar se todos conhecem a orientação da campanha Dormir de barriga para cima é mais seguro.

    • Destacar os quadros sobre os acidentes domésticos.

    • Explicar que a pneumonia é uma das principais causas de morte de crianças até 5 anos. Além de saber os sinais de perigo e encaminhar para atendimento, é importante orientar as famílias a pedir que a primeira dose do remédio seja dada para o bebê ainda no hospital ou no serviço de saúde. Isso agiliza a cura, pois a família compreende como diluir o remédio e dar a dose certa no tempo certo.

    • Reforçar as informações dos sinais de perigo das cartelas 11 e 13 do Laços de Amor.

    • Explicar sobre a ordenha. Seria interessante a participação de alguma mãe que faça ou tenha feito ordenha de seu leite para conversar com o grupo.

    • Explicar o quanto a higiene é importante, pois protege o bebê de doenças e faz com que ele se sinta bem.

    • Refletir com o grupo sobre as causas e consequências da desnutrição.

    • Explicar como funciona cada item do Menu da Criança, no aplicativo, para que consigam iniciar o cadastro de bebês e realizar a visita domiciliar como tarefa de casa.

    • Separar os participantes em duplas e sugerir que cadastrem um bebê “teste”, de até 6 meses, e simulem uma visita domiciliar para verificar quais perguntas aparecem.
      Importante: é necessário colocar a palavra “TESTE” junto ao nome do bebê cadastrado, para ser possível identificar quais não são verdadeiros. Pode-se usar o botão “Treinar visita” também neste momento.

    • Oração final

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