Material específico para esse encontro:
- Celular ou tablet com o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante
- Necessários para a Espiritualidade
- Exemplares da Caderneta da Criança (o Ministério da Saúde tem um modelo de Caderneta da Criança, mas cada município pode ter a sua própria)
- Outros conforme necessidade
Sugestão de roteiro:
- Acolhida
- Espiritualidade
- Recapitular, brevemente, o último encontro e a atividade prática.
- Esclarecimento de dúvidas do conteúdo das etapas propostas para este encontro:
- Etapa: A gestante no 3º trimestre de gravidez
Etapa: O nascimento do bebê - Reforço das informações mais importantes de cada etapa:
- Etapa: A gestante no 3º trimestre de gravidez
- Reforçar a importância de fazer o Plano de Parto (cartela 7 B) com a gestante no último trimestre da gravidez
- Verificar se os participantes têm dúvidas do preenchimento do plano.
- Conversar sobre a importância do aleitamento materno e da necessidade de já falar com a gestante sobre amamentação ainda no 3º trimestre de gestação.
- Conversar sobre os sinais de trabalho de parto.
- Etapa: O nascimento do bebê
- Conversar sobre os direitos da gestante no parto.
- Conversar sobre os direitos de saúde do bebê e da criança.
- Conversar sobre a mulher para além da maternidade, como alguém individual e com suas próprias necessidades. A importância de se dirigir a mulher nas visitas, perguntando sobre as suas experiências, percepções e não somente focando no bebê e no ser mãe.
- Reforçar a importância da amamentação e explicar sobre o colostro.
- Citar os sinais de perigo do bebê recém-nascido.
- Falar da importância da Certidão de Nascimento e como tirá-la.
- Conversar sobre sobre a Caderneta da Criança e reforçar que é um documento que deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. Ela deve ser apresentada nas consultas médicas de rotina.
Realizar a mini oficina sobre a Caderneta da Criança, conforme sugestão abaixo.
Mini Oficina da Caderneta da Criança |
---|
Se tiver mais de um exemplar da caderneta, uma sugestão é dividir os participantes em grupos e solicitar que observem as informações contidas e anotem suas dúvidas. Pedir que tenham atenção especial na parte onde são anotados os dados das consultas de rotina (puericultura), principalmente o local onde:
|
- Oração final
Você está aqui:
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Orientações para capacitadores e multiplicadores do e-Guia do Líder 2025
- >
- Sugestão para o 3º encontro