Para realizar as e-Capacitações da Pastoral da Criança é utilizado o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante.
Entende-se por “e-Capacitação” as versões eletrônicas dos materiais de capacitação, por isso a letra “e” em frente ao nome.
Este formato permite a dinamização dos conteúdos com vídeos, áudios, além de facilitar a atualização dos materiais.
Antes do primeiro encontro o capacitador e multiplicador devem orientar e dar todo o suporte para que os participantes entendam a e-Capacitação, e iniciem individualmente a leitura e a revisão de conteúdo que pode ser com a ajuda de outras pessoas; e posteriormente os capacitadores e multiplicadores agendam os encontros, combinando quais etapas serão trabalhadas com a turma. Serão organizados encontros (de preferência presenciais) para explicar, reforçar, esclarecer dúvidas e promover o diálogo sobre os temas.
Aqui vamos aprender como funcionam as e-Capacitações
Os materiais de e-Capacitação estão divididos em etapas, níveis e tópicos. A divisão ocorre dessa forma:
- Etapa - cada etapa está dividida em três níveis de conhecimento, com tópicos que contém os conteúdos teóricos:
Básico
-
- Tópicos
Complementar
-
- Tópicos
Opcional
-
- Tópicos
O que são tópicos e avaliação?
- Tópicos: São os conteúdos estruturados por assuntos em cada nível. Por exemplo no e-Guia do Líder 2025: pré-natal, alimentação saudável, aleitamento materno, higiene, etc.
- Avaliação: São perguntas sobre o conteúdo do tópico para ajudar a fixar o conhecimento. Muitas delas contextualizam o conteúdo teórico em situações concretas.
- Para acessar o nível complementar é preciso realizar a avaliação do nível básico e atingir índice de acerto superior a 70%. Dessa mesma forma ocorre do complementar para o opcional. Caso o usuário não consiga alcançar a média, ele poderá repetir as avaliações quantas vezes quiser, até alcançar a média necessária para avançar de nível.
- Ao sincronizar o aplicativo, as informações sobre as avaliações ficarão arquivadas no sistema de informação da Pastoral da Criança, comprovando a realização da e-Capacitação.
Atenção: o e-Guia do Líder 2025 apresenta uma estrutura diferenciada das outras e-Capacitações. Veja no box abaixo:
O e-Guia do Líder 2025 está dividido em etapas que abordam conteúdos essenciais sobre a gestação e os primeiros seis anos da criança. Cada etapa é subdividida em três níveis para facilitar o aprendizado dos novos líderes.
- Básico: Conteúdo obrigatório para líderes que acompanham gestantes e crianças até seis anos, focando nos direitos sociais das famílias, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
- Orientar e compartilhar: Tópicos que o líder pode compartilhar com as famílias sobre saúde, alimentação e desenvolvimento infantil.
- Aprenda Mais: Conteúdo mais avançado e opcional, destinado a aprofundar o conhecimento em assuntos já estudados.
Para exemplificar, cada etapa terá a seguinte estrutura, dividida nos níveis:
Etapa
- Nível Básico:
- Tópicos: Conteúdo + Revisão de Conteúdo
- Nível Orientar e Compartilhar:
- Tópicos: Conteúdo + Revisão de Conteúdo
- Nível Aprenda Mais:
- Tópicos: Conteúdo + Revisão de Conteúdo
O que são Tópicos e Revisão de conteúdo?
Tópicos: São os conteúdos estruturados por assuntos em cada nível. Por exemplo no e-Guia do Líder 2025: pré-natal, alimentação saudável, aleitamento materno, higiene, etc.
Revisão de conteúdo: são perguntas que servem para ajudar o capacitando a acompanhar seu progresso nos estudos: à medida que forem respondidas, a barra de progresso no ícone do tópico será preenchida. Quando estiver completa, isso indicará que todo o conteúdo daquele tópico já foi revisado. Para facilitar o aprendizado, cada resposta será acompanhada de uma justificativa, explicando os acertos e os erros. Essas perguntas não contam como avaliação.
Além disso, no e-Guia ainda tem:
Tarefas de Casa: no e-Guia alguns tópicos não contém conteúdo, mas sim algumas atividades práticas para ajudar na formação do líder.
Botão “Treinar visita”: Aparece em algumas etapas, próximo ao botão “Revisão de conteúdo”. Ao clicar nele, é possível treinar a visita domiciliar pelo aplicativo, vendo a sequência de perguntas e respostas da idade trabalhada na etapa.
Mediação do e-Capacitação
Além do capacitador, é possível ter mais uma pessoa que ajudará no caminho e na dinamização da capacitação. Esta pessoa terá a função de mediador do e-Capacitação. Ela contribuirá na organização dos encontros presenciais e também no auxílio das questões práticas relacionadas ao aplicativo Pastoral da Criança + Gestante, com o e-Capacitação e também com a parte de tecnologia. Seu perfil é de alguém que tem facilidade em usar celular, baixar aplicativos, instalar cartão de memória nos celulares e animar líderes em seu aprendizado eletrônico.
O capacitador continuará tendo a mesma função que exerce hoje, de transmitir o conhecimento, explicar e tirar as dúvidas com relação ao conteúdo e organizar os encontros e atividades práticas da capacitação.
- e-Capacitação
- >
- e-Capacitação para capacitadores e multiplicadores
- >
- Introdução
- >
- Conhecendo as e-Capacitações