1766 uso telas crianca tela Foto: Arquivo/MDS

A hipertensão na gestação, também chamada de pressão alta gestacional, é uma condição que pode trazer sérios riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Em muitos casos, ela se desenvolve de forma silenciosa e só é percebida quando surgem sinais de alerta, como dor de cabeça, visão turva, inchaço e mal-estar. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode evoluir para complicações graves, como pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Por isso, o acompanhamento pré-natal é essencial para prevenir e identificar esse problema a tempo, garantindo mais saúde e segurança durante a gravidez.

O Programa Viva a Vida entrevistou a enfermeira Maria Júlia da Silva Sampaio, que explica o que é a hipertensão na gestação, quais são os principais riscos, como identificar os sinais de alerta e de que forma prevenir e controlar essa condição. Você pode ler a entrevista completa logo abaixo ou ouvir o áudio no player disponível na página.

1766 uso telas crianca telaMaria Júlia da Silva Sampaio, Enfermeira da UTI no Hospital do Rocio em Campo Largo, Paraná.

ENTREVISTA COM: Maria Júlia da Silva Sampaio, Enfermeira da UTI no Hospital do Rocio em Campo Largo, Paraná.

Por que os valores ideais da pressão arterial mudaram recentemente?

MARIA JÚLIA: Por muito tempo, o valor 12 por 8 era considerado um parâmetro normal. Porém, novas orientações mudaram esse conceito, passando a ser considerado como pressão elevada, e a pressão ideal passa a ser 12 por 7.

Valores elevados de pressão por longos períodos sem tratamento podem aumentar o risco de problemas cardíacos e renais. Assim, quanto mais cedo a pessoa for alertada de que a pressão arterial não está ideal, mudanças de estilo de vida podem ser implementadas e cobradas.

Maria Júlia, como prevenir a pressão alta durante a gestação?

MARIA JÚLIA: Para controlar a pré-eclâmpsia e evitar que evolua para a eclâmpsia, é fundamental o acompanhamento pré-natal criterioso e regular da gestação. Pacientes com pré-eclâmpsia leve devem fazer repouso, aferir com frequência a pressão arterial e adotar uma dieta com pouco sal.

Medicamentos anti-hipertensivos e anticonvulsivantes, quando receitados por um médico, são indicados para o controle dos quadros mais graves.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida – 1771 – 01/09/2025 - Hipertensão na Gestação

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como a saúde mental influencia na pressão arterial durante a gestação?

MARIA JÚLIA: Situações de estresse, quadros de ansiedade e depressão podem elevar a pressão da mãe. Mulheres com histórico de transtornos mentais, abortos e estresse excessivo durante a gravidez têm mais chance de desenvolver problemas de saúde mental e, consequentemente, hipertensão.

TESTEMUNHO: Maria Nesci Lima de Oliveira, Líder da Pastoral da Criança e Capacitadora do e-Guia, da Comunidade Santo Antônio, Ceilândia, Brasília, Distrito Federal.

Todos os meses os líderes da Pastoral da Criança visitam as famílias em suas casas. Maria, o que vocês fazem nessas visitas?

MARIA NESCI: Nós procuramos valorizar o que as famílias fazem de bom para cuidar dos seus filhos. Conversamos sobre a gravidez, sobre os cuidados e a educação das crianças. Alertamos sobre os sinais de perigo para a saúde da gestante, da criança e de toda a família. Procuramos mostrar como uma criança pode se desenvolver bem quando recebe amor, cuidado e oportunidades.

Também buscamos, junto com as famílias, encontrar formas de resolver os problemas e as dificuldades que enfrentam. Assim, a cada visita, a família se torna mais próxima, sente-se mais segura para falar de suas alegrias e de suas dificuldades e vai conhecendo melhor a missão da Pastoral da Criança.

Leia a entrevista na íntegra

1771 – 01/09/2025 - Hipertensão na Gestação (.PDF)

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Boa saúde e bem- estar”

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Dra. Zilda

“Louvo a Deus por você existe e pelos seus gestos de amor verdadeiro, nunca medindo esforços para cada vez mais ajudar as famílias a cuidarem melhor de seus filhos e as gestantes a terem uma gestação saudável”.

Papa Leão XIV

“A fecundidade da Igreja é a mesma fecundidade de Maria; e realiza-se na existência dos seus membros na medida em que eles revivem, em menor dimensão, o que a Mãe viveu, isto é, amam segundo o amor de Jesus. Toda a fecundidade da Igreja e da Santa Sé depende da Cruz de Cristo. Caso contrário, é só aparência, se não pior”.