Acompanhamento-nutricional--parceiro-na-prevencao-e-luta-contra-a-obesidade

O que fazemos

Preparamos equipes de Ramo para atuar na prevenção da desnutrição e obesidade infantil, desde a determinação do diagnóstico nutricional através do Índice de Massa Corporal (IMC) à orientação dos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo a prática de atividade física e acompanhamento com a unidade básica de saúde.

Como fazemos

A cada 3 meses no dia da Celebração da Vida, a equipe de Ramo faz as medições de peso e altura das crianças acompanhadas. O voluntário da informática digita as informações no computador, o qual calcula o IMC na hora e indica a cartela respectiva ao diagnóstico nutricional que será usada pelo líder na orientação.

Metodologia

A principal inovação que o método do IMC traz é a introdução da medida da altura, a qual fazemos com a utilização de um instrumento chamado estadiômetro. A altura é um fator crucial para a determinação do estado nutricional, como exemplificado abaixo 

Duas crianças com a mesma idade (4 anos) e o mesmo peso (16Kg), quando avaliadas pelo gráfico do índice peso/idade (método indicado pelo Guia do Líder 2007) estarão dentro do peso esperado.

Porém, a primeira criança mede 100cm de altura e a segunda criança mede 93cm. Então, quando calculado o Índice de Masa Corporal (IMC), veremos no gráfico que a segunda criança está na faixa do sobrepeso.

Veja o tema completo de Acompanhamento Nutricional